Há alguns anos, recebo esses como esse:
Neste caso, o título do e-mail era “Aviso importante” do seguinte remetente: “Visa” sac@visa.com.br. Claro que percebi que tratava-se de uma fraude. Mas a dúvida: À quem reportar esse tipo de Fraude?
CERT.br - Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil
Responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à internet no Brasil o CERT.br é descrito em seu site ( http://www.cert.br/ ) como grupo de resposta a icidentes de segurança para a internet brasileira. No site você ainda encontra muita informação a respeito de segurança da informação, fraudes, dicas, cartilhas, orientação, cursos e muito mais. Vale a pena conferir.
A orientação do CERT.br é que ao perceber alguma fraude ou ataque pela internet, deve-se reclamar diretamente ao provedor/rede de onde originaram os ataques ou fraudes e copiar à CERT.br pelo e-mail cert@cert.br.
Fraudes na internet - Material diversos
Encontrei uma cartilha interressante do Serasa (http://www.serasa.com.br/guiainternet/index.htm) sobre crimes eletrônicos onde descobri mais um e-mail para encaminhar essa fraude. Trata-se da polícia federal (crime.internet@dpf.gov.br).
Com isso esses dois e-mails devem ficar guardados para eventuais necessidades:
cert@cert.br- Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil.
crime.internet@dpf.gov.br - Serviço de Perícia em Informática do Instituto Nacional de Criminalística (INC).
Agora uma outra pergunta: Será que funcionam?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário